sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Recadastramento da meia passagem estudantil inicia no dia 2, no AM


Recadastramento e a inscrição de novos cadastros é feita via web. Novas lan houses serão disponibilizadas oferecerem o serviço.

Começa no dia 2 de janeiro o recadastramento e a inscrição de novos cadastros para a meia passagem estudantil, em Manaus. Estudantes que se cadastraram em 2011 devem renovar os dados via internet. O recadastro tem o objetivo de evitar fraudes no sistema da meia passagem e garantir esse benefício aos alunos. A media é obrigatório para os alunos que usam o cartão Passafácil estudantil e querem manter o benefício em 2012.

De acordo com a prefeitura de Manaus, novas lan houses serão cadastradas pela Superintendência Municipal de Transporte Urbano( SMTU) para facilitar o acesso ao cadastro e recadastro. O recadastramento e a inscrição de novos cadastros é por meio do site http://estudantes.manaus.am.gov.br.

O prazo para o recadastramento termina dia 31 de janeiro. O estudante que não tiver as informações atualizadas pode ter o cartão suspenso para a compra dos passes estudantis.

Para ter acesso ao cartão Passafácil pela primeira vez, o aluno ou responsável deve se dirigir a um dos 11 postos de atendimento do Sinetram apresentando carteira de identidade ou certidão de nascimento e fazer o cadastro.

O recadastramento inclui informar se o aluno mudou de escola, de curso, se passou de ano, se está fazendo mais um curso, entre outros dados. As informações vão ser comparadas as repassadas pelas instituições de ensino que devem confirmar os dados até o dia 31 de janeiro.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

13° Salário

A gratificação de Natal, ou subsídio de Natal, popularmente conhecida como décimo terceiro salário (13o salário), é uma gratificação instituída em alguns países a ser paga ao empregado pela entidade patronal. O seu valor, embora variável, é geralmente aproximado ao de um salário mensal, podendo ser paga em uma ou mais prestações, de acordo com a legislação laboral de cada país.
A gratificação Natalina foi instituída pela Lei 4.090, de 13/07/1962, regulamentada pelo Decreto 57.155, de 03/11/1965 e alterações posteriores. Deve ser paga ao empregado em duas parcelas até o final do ano, no valor corresponde a 1/12 (um doze avos) da remuneração para cada mês trabalhado.

 Cálculo

A base de cálculo da remuneração é a devida no mês de dezembro do ano em curso ou a do mês do acerto rescisório, se ocorrido antes desta data e deverá ser considerado o valor bruto sem dedução ou adiantamento. Ao contrário do cálculo feito para férias proporcionais, o Décimo Terceiro é devido por mês trabalhado, ou fração do mês igual ou superior a 15 dias. Desta maneira, se o empregado trabalhou, por exemplo, de 1º. de janeiro a 14 de março, terá direito a 2/12 (dois doze avos) de 13 o. proporcional, pelo fato da fração do mês de março não ter sido igual ou superior a 15 dias. Desta forma, o cálculo é feito mês a mês, observando sempre a fração igual ou superior a 15 dias.
 Pagamento das parcelas do 13º salário
A Lei 4.749, de 12/08/1965, que dispõe sobre o pagamento do Décimo Terceiro, determina que o adiantamento da 1ª parcela, correspondente a metade da remuneração devida ao empregado no mês anterior, seja paga entre os meses de fevereiro até o último dia do mês de novembro (30 de novembro). Já a 2ª parcela deve ser quitada até o dia 20 de dezembro, tendo como base de cálculo a remuneração deste mês, descontado o adiantamento da primeira parcela.
O empregado tem o direito de receber o adiantamento da primeira parcela junto com suas férias, desde que o requeira no mês de janeiro do ano correspondente.
O empregador não está obrigado a pagar o adiantamento do Décimo Terceiro a todos os empregados no mesmo mês, desde que respeite o prazo legal para o pagamento, entre os meses de fevereiro a novembro. O pagamento de parcela única usualmente feito no mês de dezembro é ilegal, e está sujeito a pena administrativa.
A gratificação de Natal será ainda devida na extinção do contrato por prazo determinado, na cessação da relação de emprego por motivo de aposentadoria, e no pedido de dispensa pelo empregado (independente do tempo de serviço), mesmo ocorrendo antes do mês de dezembro.
Na rescisão contratual só não terá direito ao Décimo Terceiro as dispensas por justa causa.
Em resumo tem direito a 1° e 2° Parcela do décimo terceiro Salário: trabalhador doméstico, trabalhador rural ou urbano assim como o trabalhador avulso.

 Empregados com salário variável

Para os empregados que recebem salário variável ou por comissão, o Decreto regulamentador determina cálculo diferente, inclusive sendo o acerto final feito até o dia 10 de janeiro (veja o texto legal do Decreto 57.155, artigo 2 o. e parágrafo único, e parágrafo 1 o. do artigo 3 o., na seção de Legislação abaixo). As faltas legais e as justificadas não podem ser deduzidas para os empregados que recebem salário variável.

 Descontos no Décimo Terceiro salário

Relativo ao INSS

O desconto relativo ao INSS no Décimo Terceiro salário segue a mesma tabela que os demais salários, tendo por base o valor do Décimo Terceiro salário.

Notícias da votação sobre a possível divisão do estado do Pará

Notícias da votação sobre a possível divisão do estado do Pará

acompanhe…

19:32
Mais da metade das urnas no plebiscito sobre a divisão do Pará já haviam sido apuradas às 19h30 (horário de Brasília). 70% se manifestaram contra a criação de Carajás e 69% contra Tapajós. Foram apurados os votos de 7.617 das 14.249 urnas do estado. Dos 4,8 milhões de eleitores paraenses, já foram contabilizados os votos de 55,8%. A abstenção até o momento é de 25%.
19:24
Às 19h20 (horário de Brasília), o TRE havia apurado os votos de 43% das urnas no plebiscito sobre a divisão do Pará. 69% são contra a criação de Carajás e 68,4% são contra a criação do Tapajós. Foram apurados os votos de 6.180 das 14.249 urnas do estado. Dos 4,8 milhões de eleitores paraenses, já foram apurados os votos de 45,40%.
19:04
O Ministério Público Eleitoral (MPE) do Pará contabilizou cerca de 20 denúncias de irregularidades durante todo o plebiscito deste domingo (11). De acordo com o procurador regional eleitoral do Pará, Daniel Cesar Azeredo Avelino, ninguém foi preso.

19:03
Com 22% das urnas apuradas, às 19h (horário de Brasília), 66,7% dos votos são pela rejeição da criação do estado do Carajás. No caso de Tapajós, 66,1% dos votos também rejeitam o novo estado. Das mais de 14 mil urnas, já foram apurados os votos de 3,2 mil. O TRE afirma que o resultado sai ainda nesta noite.
18:39
Com quase 5% das urnas apuradas, às 18h35 (horário de Brasília), o plebiscito no Pará registrava abstenção de 31,5%. Em entrevista ao G1, publicada neste sábado (10), o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, avaliou como "normal" um índice de abstenção de cerca de 20%.
18:37
Em Belém, o ministro Ricardo Lewandowski, presidente do TSE, falou nesta tarde sobre a importância do plebiscito para a divisão do Pará em três estados.
18:32
Em Santarém, no oeste do Pará, não foi registrado nenhum crime eleitoral e somente duas urnas precisaram ser trocadas no plebiscito sobre a divisão do Pará em três estados. Ainda não há nenhum balanço oficial do TRE.
18:25
Às 18h20, horário de Brasília, 170 urnas foram apuradas pela Justiça Eleitoral. O resultado parcial mostra o "não" para a criação de Carajás com 50,5% dos votos. No caso de Tapajós, a votação também segue equilibrada. O "não" para a criação do estado está na frente com 56,1% votos.
18:21
Quase 5 milhões de eleitores estavam aptos para votar. Caso a maioria dos eleitores responda não, o trâmite para a divisão do estado se encerra junto com o plebiscito.
18:13


De acordo com o sistema da Justiça Eleitoral, até 18h13 (horário de Brasília) foram apurados os votos de 12 seções eleitorais, que somam pouco mais de 1700 votos.
18:12
Na votação, os eleitores responderam a duas perguntas "Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado de Carajás?" e "Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Tapajós?".
18:11
TRE do Pará começa a contar os votos do plebiscito.
18:11
A votação no plebiscito vai decidir sobre a divisão do território do Pará para a criação de mais duas unidades da federação, Tapajós e Carajás.
18:08
Terminou às 17 no horário do Pará (18h em Brasília) o horário da votação sobre a divisão do Pará. Resultado deve sair esta noite.
 
Fonte: Blog do Aldemir Bentes de Maués

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

XXXII edição da Festa do Guaraná



Maués vai ter mais de 20 atrações nos shows da 32ª Festa do Guaraná
Para comemorar a 32ª edição da Festa do Guaraná, a Prefeitura de Maués preparou uma programação especial com mais de 20 atrações diferente para os shows artísticos, culturais e musicais. A festa começa na Sexta Feira (02/12) e vai até Domingo (04/12), A terra do Guaraná (a 276 quilômetros a leste de Manaus) terá neste ano as atrações nacionais RABO DE VACA, OS DETONAUTAS E CESAR MENOTTI E FABIANO.
A Secretaria de Cultura e Turismo de Maués inovou na escolha de atrações diferenciadas, para atingir um
público maior. Ao montar dois palcos (Lenda e o Geo Space) na Praia da Ponta da Maresia, um dos principais pontos turísticos do município, é intenção manter a programação de forma initrupta. De acordo com o prefeito da cidade, Miguel Paiva, a idéia de montar dois palcos na praia é proporcionar uma festa com muita dinamicidade. “Quando trabalhávamos apenas com um palco nós perdíamos muito tempo na troca das atrações. Agora vamos ter shows simultâneos”, confirmou.

Outro grande diferencial da Festa do Guaraná deste ano é a qualidade sonora. “Nunca foi vista em Maués uma estrutura de som como essa que virá, para poder atender as exigências das duas grandes atrações e proporcionar shows de qualidade. Quem vai ganhar com isso é a população e os músicos que passarão pelos palcos”, diz o secretário municipal de Cultura e Turismo, Xico Gruber,
O secretário disse, ainda, que o evento começa no próximo dia 02, mas que a cidade já vive um clima de festa desde o final de semana passado. “Já tivemos a seletiva das candidatas a Rainha do Guaraná e no próximo dia 26/11 acontecerá o baile de Apresentação das candidatas”.
Grande movimentação

O secretário Xico Gruber informou que Maués deve receber pelo menos 60 mil pessoas, dez a mais em relação ao ano passado, quando o município recebeu 50 mil visitantes. “Já tem bastante turista na cidade. As vagas nos hotéis estão quase esgotadas, por isso, que a festa deste ano será uma das melhores de todos os tempos”, disse.
Além das belas praias, que sempre chamaram a atenção das pessoas que visitam o município, haverá intensa programação. Já aconteceu o Dia de Campo da Embrapa, acontecerá o Dia do Guaraná e assim por diante. Cada dia e a cada semana mais atividades se somam.
As bandas contratadas para este ano, se apresentarão com estilos diferentes, se temos forró com o “Rabo de Vaca” num dia no outro estaremos embalados no Rock dos “Detonautas” considerados a melhor banda nacional no Rock in Rio e finalmente para encerrar, pela vez primeira uma dupla sertaneja de sucesso se apresenta na cidade. “Cesar Menoti e Fabiano”, já possuem fã clube na cidade e muita gente, inclusive de cidades vizinhas estarão vindo para a Terra do Guaraná.
Tradição

Na programação da 32ª edição da Festa do Guaraná, os visitantes terão a oportunidade de saber como um conto tradicional da Amazônia (a Lenda do Guaraná) se transformou em uma das maiores festa do Estado. “Nós olhamos para o passado e aproveitamos o que de melhor aconteceu. É assim que mantemos essa festa”, avalia o secretário de Cultura e Turismo.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Caramuri: Sugestão amazônica para bola da Copa 2014

Matéria do Diário do Amazonas
22 Nov 2011 . 19:38 h . Bruno Elander . portal@d24am.com

Fruto de nome Caramuri, típico de Maués-AM.


Fruto se parece com o abiu, é típico de Maués e a colheita ocorre a cada quatro anos.
População de Maués também atribui o nome caramuri a alguns políticos, que assim como a fruta, só aparecem a cada quatro anos.

Divulgação Manaus - Com o apelo da preservação ambiental e pela sonoridade da pronúncia, o fruto amazônico caramuri foi sugerido como nome para a bola da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. O dono da ideia é o diretor da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), Vaubel Mafra.

A proposta foi enviada à Adidas, fornecedora das bolas do Mundial, que encaminhou a sugestão ao próprio departamento de marketing e desenvolvimento de produtos. “Não sei se eles (Adidas) me responderão outra vez, mas acharam interessante e encaminharam o nome para análise”, comemorou Mafra.

A escolha do nome como aposta de ‘batismo’ da bola para a Copa no Brasil foi baseada nas características do caramuri. “É uma fruta em extinção porque os agricultores derrubam (desnecessariamente) a árvore para colher o fruto. A safra ocorre de quatro em quatro anos, curiosamente nos mesmos anos das copas do mundo, mas entre os meses de março e maio”, explicou o autor do projeto.

A fruta é típica da região do Baixo Amazonas, entre os rios Tapajós e Madeira, nos municípios de Parintins, Barreirinha, Autazes, Nova Olinda e, principalmente, em Maués (276 quilômetros a leste de Manaus). Os primeiros relatos da existência do Caramuri são de 1863, do Cônego Francisco Bernardino de Souza, no livro ‘Lembranças e curiosidades do Vale do Amazonas’.
Valbel Mafra disse que o próximo passo para ‘batizar’ a bola com o nome amazônico é provocar discussões na sociedade sobre o design e difundir a ideia para que o nome se popularize. “Alguns Estados do Sudeste do País fazem lobby por samba, outro por carnaval. São designações que não expõem a nossa diversidade nem o apelo pela preservação ambiental”, alegou.

Liga Futsal: Treinador da ACBF lamenta título perdido

 A frustração pela perda do título da Liga Futsal era visível no elenco da ACBF após a decisão diante do Santos, ocorrida nesta terça-feira, na Arena Santos. O título escapou na decisão por pênaltis (7 a 6), após os paulistas terem vencido o tempo normal por 3 a 2, com o empate sem gols na prorrogação.

Com isso, o torcedor de Carlos Barbosa terá que esperar mais para comemorar o pentacampeonato da competição mais importante do salonismo nacional.

“Foi um jogo igual. Qualquer uma das duas equipes que no tempo normal conseguisse o resultado não seria nada anormal, pois são dois times qualificados”, avaliou o treinador do time gaúcho, Paulo Mussalem.

“Nós tivemos a possibilidade de definir na prorrogação, inclusive imprimimos um volume maior, mas não concretizamos isto em gols. Pênaltis é loteria, poderia ter sido a nosso favor. Eles foram mais felizes e conseguiram êxito na oitava finalização”, complementou o comandante técnico da Laranja Mecânica.

Mussalem, no entanto, fez questão de ressaltar a conquista do adversário, que com a vitória consagrou o primeiro título de uma equipe paulista na Liga Futsal.

“Venceu o público, venceu o futsal. Foi uma grande final. O Santos está de parabéns, assim como a ACBF poderia estar sendo parabenizada neste momento com este título.”

Na sequência da temporada os gaúchos ainda terão pela frente a disputa da 38ª Taça Brasil Correios de Futsal, que ocorrerá entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro, em Orlândia (SP). O time laranja está no Grupo B, e terá como adversários São Caetano/Corinthians/Unip (SP), Moita Bonita (SE), Krona/Joinville/DalPonte (SC) e Tigre/Garanhuns (PE).

Além da Taça Brasil, a ACBF ainda tenta o título do Campeonato Gaúcho de Futsal. O clube venceu os dois turnos da fase de classificação e agora está brigando por uma vaga na final do estadual. O clube empatou o jogo de ida da semifinal diante do Bento Gonçalves, por 3 a 3, e fará o duelo da volta no sábado (26/11).

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Parapan 2011 – Brasil conquista pela primeira vez uma competição multidesportiva fora do país



Cumprimos a nossa missão em Guadalajara.” Assim o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, definiu a participação brasileira na quarta edição dos Jogos Parapan-Americanos. “Essa é a primeira vez que o Brasil vence uma competição multidesportiva fora do país. Isso é uma satisfação imensa. Das 13 modalidades, medalhamos em 12 e ganhamos ouros em nove delas”, destacou.
Com 81 medalhas de ouro, 61 de prata e 55 de bronze, o país repetiu o primeiro lugar no quadro geral de medalhas conquistado no Rio de Janeiro, há quatro anos.
Segundo o presidente do CPB, o país trouxe uma delegação menor para o México e estrategicamente algumas provas não foram abertas. “Mesmo assim, nossos resultados foram melhores do que a última edição do Parapan. O Movimento Paraolímpico Brasileiro está ainda mais forte do que em 2007″, avaliou Parsons, ressaltando os recordes batidos por brasileiros em Guadalajara.
“No masculino foram nove quebras de recordes americanos, 37 parapan-americanos e dois mundiais. No feminino foram três recordes americanos e 17 parapan-americanos. Um total de 68 recordes, contra 51 conquistados por brasileiros no Rio em 2007.”
Além das medalhas, o Brasil ampliou o número de vagas nas próximas Paraolimpíadas. “Chegamos a 104 vagas garantidas pelo IPC (International Paralympic Committee) para Londres 2012. Após o Rio 2007, tínhamos 80. Hoje, temos 17 modalidades asseguradas”, afirmou o presidente do CPB.
Segundo Parsons, “todos os jovens conquistaram a vaga por índice técnico e garantiram a medalha, o que prova que o trabalho vem sendo bem feito. Nós já temos mais qualificados que em Atenas (foram 98), isso sem contar a natação. Temos dez em atletismo e esperamos levar 20 atletas da natação. Rugby em cadeira de rodas, modalidade nova, que tem três anos, não irá a Londres, mas ainda brigamos para levar a esgrima e o tiro com arco.”
Andrew Parsons aproveitou o balanço da participação no México para traçar os novos desafios. “Em Pequim tivemos a quarta maior (delegação) dos jogos, com 188 atletas. Talvez em Londres ela seja menor, mas mais qualificada”, projetou.
Em Guadalajara, quatro modalidades carimbaram a passagem rumo ao maior evento do paradesporto mundial: basquete em cadeira de rodas (feminino), goalball (masculino e feminino), tênis de mesa (10 vagas individuais) e vôlei sentado. O futebol de 5 já chegou ao México classificado.
“Depois que fizemos o planejamento estratégico das 20 modalidades de Londres, e agora com canoagem e triatlon para 2016 (no Rio), pensamos em quatro objetivos: o primeiro lugar no Parapan aqui de Guadalajara (conquistado), o sétimo em Londres; o primeiro em Toronto (Parapan, em 2015) e o quinto no Rio, em 2016. Trabalhamos focados em resultados e renovação”, detalhou o presidente.
Edilson Tubiba, diretor técnico do CPB e chefe de missão da delegação brasileira no México, informou que a aclimatação visando aos jogos de 2012 será feita em Manchester por atletas de 17 modalidades. “Menos o hipismo (que será na França) e a vela. Será a primeira vez que uma delegação inteira vai estar junta. Pensamos em tudo para Londres 2012. Desde a alimentação, já que teremos cozinha própria, à assinatura de TV brasileira. Os atletas ficarão bem à vontade em Londres”, previu Tubiba.
Segundo Andrew Parsons, a operação em Guadalajara custou em torno de três a quatro milhões de reais. “Para Londres, pela lei Agnelo-Piva, o fundo deve ser em torno de seis a oito milhões de reais”, antecipou.
Abaixo, a avaliação do presidente do CPB, Andrew Parsons, sobre o desempenho das modalidades que competiram em Guadalajara.

Adriano decide, Corinthians vence Galo e volta à liderança


A vitória de virada por 2 a 1 do Corinthians sobre o Atlético-MG, neste domingo (20), no Pacaembu deu muito mais do que esperança à Fiel Torcida no Campeonato Brasileiro.

Deu o sentimento de predestinação. Predestinação de Adriano, um Imperador ainda ausente, mas que entrou e, decisivo, fez o gol da virada aos 43 minutos. E predestinação da torcida, que se orgulha de ter suas conquistas no sofrimento.

Após um primeiro tempo morno, o Galo abriu o placar aos 10 do segundo. Liedson empatou aos 33 e Adriano fez o seu aos 43.

A primeira grande façanha do Imperador fez a diferença: com o resultado, o Corinthians foi aos 67 pontos e voltou à liderança isolada, ao ficar dois à frente do vice-líder Vasco. O Atlético-MG se manteve na 14ª colocação.

A dois jogos do final da competição, o Corinthians pode até empatar uma das duas partidas que ainda ficará com o título. Resta acompanhar de perto o término da competição que vem tirando o fôlego dos corintianos.

A proposta do Atlético-MG foi clara no primeiro tempo: um 4-5-1 a um só tempo cauteloso (por esperar os avanços do Corinthians) e perigoso (pela velocidade das saídas no contra-ataque) evidenciou o propósito do empate da equipe de Cuca, que adentrou a rodada quatro pontos acima da zona de rebaixamento, de buscar o empate contra o líder no Pacaembu. O Timão é que não transpareceu seu propósito no jogo.

Para um time que busca seu quinto título brasileiro, o Corinthians pouco fez para ganhar. A equipe perdeu-se na primeira linha de marcação adversária, na linha intermediária, e apenas em espasmos chegava ao ataque. A chance mais clara foi em chute de Willian, que passou rente à trave esquerda de Renan Ribeiro, mas foi só.

A obrigação de vencer em casa, na cartilha dos pontos corridos, se tornou dura de cumprir. O Galo levava perigo em suas descidas ao ataque, principalmente pelo lado direito, nas costas de Alessandro. Se o Atlético acertasse um pouco mais seus últimos passes poderia ter saído ganhando.

Contudo, a decisão ficou para a segunda etapa. O jogo seguia na mesma toada, com o Corinthians um pouco mais incisivo do que no primeiro tempo de jogo. Contudo, em uma falta, o Galo fez linda jogada ensaiada, em que Bernard lançou Richarlyson, que cruzou para Leonardo Silva completar de cabeça. A Fiel pareceu não ter sentido o gol, pois explodiu em cânticos de apoio à equipe paulista.

O golpe, porém, foi duro para o Corinthians, que demorou a se encontrar e buscava o jogo comum time do Galo ainda bem postado na marcação, mas que, aos poucos, afrouxava o laço e permitia o crescimento do Corinthians. Na reta final do jogo, Alessandro cruzou para Liedson que completou, sozinho de cabeça, para o gol.

Mas o fim era dele. Adriano, ainda fora de forma, havia entrado e pouco participava do jogo. Até que Emerson fez ótima jogada e lançou o Imperador na área. O atacante chutou cruzado e virou o placar, do jeito que o corintiano mais gosta. Vitória na raça e que dá moral para os dois últimos jogos do Brasileirão.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Sidney solicita fim do "lixão" em Maués

Matéria do Blog da Floresta
16 Novembro 2011
Posted in Política

Lixo hospitalar - Arquivo

Lixo hospitalar no lixão - arquivo


O deputado estadual Sidney Leite (DEM), solicitou nesta quarta-feira (16), que o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), tome providências quanto aos danos ambientais causados pelo “lixão,” a céu aberto, do município de Maués (a 257 quilômetros de Manaus). Com base em denúncias registradas em vídeo, por moradores de comunidades rurais, e pela vereadora Martinéia dos Santos (PR), o parlamentar afirmou, da tribuna da Assembleia Legislativa (ALE-AM), que o lixão recebe, diariamente, tantos resíduos sólidos, como lixo hospitalar, contaminando (seringas, luvas e outros materiais) o meio ambiente.

Sem luz, telefone e com aluguel atrasado, Funai de Maués deixa de atender indígenas

Segundo lideranças indígenas, mais de cinco mil pessoas estão sem atendimento desde que a CTL deixou de receber recursos

Manaus, 16 de Novembro de 2011
ELAÍZE FARIAS Vídeo
Galería
Áudio
Infográficos


Reunião de lideranças indígenas sateré-mawé ocorrida neste ano, em comunidade localizada em Maués (Divulgação)

Com o fornecimento de energia elétrica e telefone cortado por falta de pagamento, além de estar inadimplente com o aluguel do escritório localizado dentro de um hotel, a Coordenação Técnica Local do município de Maués (a 276 quilômetros de Manaus) da Fundação Nacional do Índio (Funai) está praticamente sem funcionar há dois meses.


A situação precária fez com que a CTL de Maués suspendesse o atendimento de cinco mil indígenas de 46 comunidades da etnia sateré-mawé, na região do baixo rio Amazonas. Somada à população da região de Andirá, no município de Barreirinha, a quantidade de saterés no Baixo Amazonas chega a 11 mil.


Segundo o conselheiro gestor da Funai em Maués, o indígena sateré Samuel Lopes, da comunidade Novo Belo Horizonte, o problema já foi comunicado à coordenação da Funai, em Manaus, mas ainda nada ficou resolvido.


A reportagem do portal acritica.com apurou junto a funcionários da Funai que a situação registrada na CLT de Maués vem se repetindo em outras coordenações do Estado do Amazonas.


“Na semana passada estive aí em Manaus, falei com o coordenador substituto, o João Alberto, e ele disse que tudo já estava sendo resolvido. Mas hoje (dia 16) tudo continua na mesma. Muitos indígenas estão prejudicados. Não conseguimos tirar nenhum documento, nem o Rani, nem conseguir atendimento dos nossos benefícios”, disse Lopes, por telefone, de Maués.

Rani é a sigla de Registros Administrativos de Nascimento Indígena, documento oficial dos indígenas.


Outros problemas que ele aponta são a falta de materiais de expediente para o trabalho diário e de combustível para o deslocamento dos funcionários. A própria estrutura, mesmo quando está funcionando, é precária. Há apenas três salas, um notebook velho e uma impressora.


Ele avalia que a coordenadoria precisaria de, no mínimo, mais cinco funcionários e mais cinco computadores para funcionar na agilidade que eles precisam. Com mais computadores e pessoas, Samuel disse que seria possível fazer “mutirões” para expedição de Rani e para a concessão de benefícios como o salário-maternidade e a aposentadoria.


Já o conselheiro distrital de saúde indígena Sidney Michiles lembrou ainda que o prédio da Funai em Maués, localizado em hotel da cidade, também está com o aluguel atrasado. Por conta disso, a CLT corre o risco de ser despejada. “Nenhum funcionário está trabalhando realmente. Tudo está parado”, disse.


A situação vem sendo acompanhada pelo deputado estadual Sidney Leite (DEM), membro da Comissão de Assuntos Indígenas da Assembleia Legislativa (ALEAM) e presidente da comissão de educação e cultura.


Segundo a assessoria de imprensa de Sidney Leite, o deputado já está solicitando providências da coordenação da Funai em Manaus e anunciou que vai comunicar a situação para a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.


O portal acrítica.com tentou falar com o coordenador da CTL, Mair Ferreira da Silva, mas seu celular deu desligado. Já o coordenador substituto da Funai, em Manaus, João Alberto Serraraze, foi procurado mas a reportagem foi informada de que ele estava em reunião. Serraraze também não retornou às ligações até o fechamento desta matéria.
 
Fontes: Blog do Aldemir Bentes de Maués

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

VEJA QUANTO A PREFEITURA DE MAUÉS RECEBEU NOS ULTIMOS DOIS ANOS.

PREFEITURA DE MAUÉS RECEBEU APROXIMADAMENTE R$ 110 MILHÕES EM DOIS ANOS

Nos anos de 2009 e 2010, a Prefeitura Municipal de Maués recebeu aproximadamente R$ 110 milhões de reais do Estado e da União, que representam a soma dos recursos repassados para áreas de educação, saúde, assistência social e dos repasses oriundos dos convênios federais e das transferências constitucionais (ver tabela abaixo).
Só para área de educação, o município recebeu R$ 45,2 milhões para aplicar na Educação básica, na merenda escolar, no transporte escolar e em outras atividades. Já no setor da saúde, o total repassado para Prefeitura foi R$ 8,4 milhões, que deveriam ser investidos nos programas saúde da família (SF), saúde bucal (SB), nos agentes comunitários de saúde (ACS) e outras ações fundamentais.
Para assistência social, o executivo municipal recebeu no biênio R$ 1,4 milhões para realizar um conjunto de esforços importantes, como o enfrentamento da violência sexual contra as crianças e adolescentes, erradicação do trabalho infantil, Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM) e outros.

O maior montante recebido foi o das transferências constitucionais, que chegou a R$ 53,4 milhões. Os principais componentes desse recurso são os repasses do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Nos dois últimos anos, o volume recebido por meio dos convênios federais firmados com os Ministérios ficou em R$ 1 milhão.


REPASSES R$ 2009 R$ 2010
Transferências constitucionais R$ 24.713.513,27 R$ R$ 28.763.342,59
ICMS R$ 12.215.321,96 R$ R$ 15.461.447,78
FPM R$ 10.545.712,58 R$ R$ 11.315.338,23
Assistência Social R$ 720.741,96 R$ R$ 692.170,92
Proteção Social Básica R$ 282.954,96 R$ R$ 293.296,32
PROJOVEM R$ 195.975,00 R$ R$ 163.312,50
Educação R$ 20.201.067,59 R$ 25.048.228,24
FUNDEB R$ 18.085.811,91 R$ 22.386.599,24
Salário Educação R$ 971.751,33 R$ 1.043.414,87
PNAE R$ 718.999,60 R$ 923.460,00
PNAT R$ 424.504,75 R$ 694.754,13
Saúde R$ 3.683.342,02 R$ 4.724.564,56
Saúde da Família R$ 1.168.200,00 R$ 1.334.400,00
Ag comuni de Saúde - ACS R$ 950.481,00 R$ 1.137.024,00
Totais Anuais R$ 50.003.992,84 R$ 59.559.956,21



TOTAL DO BIENIO R$ 109.563.949,05


EM BREVE ACOMPANHE OS RUCURSOS DE 2011

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Prefeito de Maués Investigado por Desvio de Verbas.

O vereador Júnior Leite (PDT), do município de Maués, solicitou nesta quarta-feira (26) que a Superintendência Regional da Polícia Federal do Amazonas investigue o desvio de verbas destinadas à saúde e educação no município.

As denúncias encaminhadas à Polícia Federal apontam irregularidades, entre elas a emissão de notas fiscais frias, a partir da análise das prestações de contas enviadas pela prefeitura ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) no período de 2007 a 2010.

“Nos documentos foram listadas despesas mensais com compras de medicamentos que nunca abasteceram o hospital municipal e os postos de saúde de Maués”, denunciou.

Em junho, o vereador foi até a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) denunciar desvios de recursos federais e o não repasse de valores referentes ao Instituto Nacional de Seguro Social no período de 2009 a 2011.

Na época, o deputado estadual Sidney Leite (DEM) solicitou que o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria Geral da União (CGU) realizassem uma tomada de contas especial na prefeitura para apurar as denúncias.

Além da emissão de notas fiscais frias, o parlamentar disse que o atual prefeito está forjando laudos e documentos para “criar” pacientes falsos para justificar a necessidade de deslocamento aéreo e fluvial de doentes.

“Essas despesas são inexplicáveis, porque os pacientes que realmente precisaram de transferência para tratamento em Manaus padeceram no hospital de Maués sem essa assitência”, ponderou.

Fonte: (Amazonas em Tempo)

Presidente Dilma inaugura Ponte em Manaus em companhia do ex-presidente Lula

Presidente Dilma inaugura Ponte em Manaus em companhia do ex-presidente Lula

Presidente Dilma e ex-presidente Lula inauguram ponte em Manaus(AM) (Roberto Stuckert Filho/PR)

Presidente Dilma e ex-presidente Lula inauguram ponte em Manaus(AM)
A presidente Dilma Rousseff inaugurou nesta segunda-feira a Ponte Rio Negro, que liga Manaus ao município de Iranduba (AM). Ela aproveitou para assinar Proposta de Emenda Constitucional e Projeto de Lei para prorrogar por 50 anos a Zona Franca de Manaus. Dilma, que estava acompanhada do ex-presidente Lula, afirmou que o momento é de valorização da situação e do povo do Amazonas.

Além de prorrogar por mais 50 anos os incentivos fiscais para a Zona Franca de Manaus, o texto da proposta, encaminhada ao Congresso Nacional, estende os benefícios a toda a Região Metropolitana. “É o reconhecimento da situação do povo do Amazonas e também do que representam a floresta e a biodiversidade, essa imensa riqueza”, destacou a presidente.

Com 3,5 quilômetros de extensão é maior ponte estaiada do Brasil em águas pluviais. A obra foi iniciada ainda na gestão do ex-presidente Lula, que estava presente à cerimônia e afirmou estar muito feliz. “Hoje é dia de alegria. Valeu a pena”, comentou. Segundo a presidente Dilma, a obra um exemplo de que é possível conciliar desenvolvimento e preservação. “Essa ponte mostra que é possível fazer com que aqui se gere empregos e, ao mesmo tempo, se preserve o meio ambiente”, ressaltou.

Segundo informações do Palácio do Planalto, foram gerados 3,4 empregos diretos. Do total de recursos aplicados, R$ 586 milhões foram financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e R$ 513 milhões do Governo do Amazonas.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO 2011

ClubePG JVEDGPGCSG%
Corinthians
54
30
16
6
8
43
30
13
60
Vasco
54
30
15
9
6
47
35
12
60
Botafogo
52
30
15
7
8
46
34
12
57
Flamengo
51
30
13
12
5
49
38
11
56
Fluminense
50
30
16
2
12
44
38
6
55
São Paulo
48
30
13
9
8
45
38
7
53
Internacional
47
30
12
11
7
50
37
13
52
Figueirense
44
30
11
11
8
38
36
2
48
Grêmio
42
30
12
6
12
34
38
-4
46
10°
Atlético-GO
42
30
11
9
10
39
34
5
46
11°
Santos
41
30
12
5
13
42
44
-2
45
12°
Coritiba
41
30
11
8
11
47
37
10
45
13°
Palmeiras
41
30
9
14
7
35
30
5
45
14°
Bahia
36
30
8
12
10
34
37
-3
40
15°
Ceará
32
30
8
8
14
36
51
-15
35
16°
Cruzeiro
31
30
8
7
15
34
39
-5
34
17°
Atlético-MG
30
30
8
6
16
35
48
-13
33
18°
Atlético-PR
28
30
6
10
14
29
45
-16
31
19°
Avaí
26
30
6
8
16
39
63
-24
28
20°
América-MG
24
30
4
12
14
38
52
-14
26

PG - pontos ganhos; J - jogos; V - vitórias; E - empates; D - derrotas; GP - gols pró; GC - gols contra; SG - saldo de gols; (%) - aproveitamento

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O que é a pulseira do Equlibrio ??

O que é a Pulseira do Equilíbrio?

A Pulseira do Equilíbrio é algo bastante real, provado e comprovado por vários atletas profissionais e amadores um pouco por todo o mundo. Mas não é apenas o atletas profissionais que precisam de um equilíbrio na sua vida, uma força extra e uma harmonia mental fora do comum para o seu dia-a-dia.
Várias pessoas espalhadas por todo o mundo dizem que após colocarem a Pulseira do Equilíbrio sentem quase que de imediato uma alteração na sua harmonia corporal e mental, melhorando a sua qualidade de vida e estrutura física. A Power Balance não se fica apenas por força e equilíbrio, usando a bracelete Power Balance conseguirá dormir melhor e descansar ainda mais, adquirindo também uma resistência e flexibilidade que desconhecia.

O que faz a Pulseira do Equilíbrio?

A função da Pulseira do Equilíbrio Power Balance é estimular e estabelecer a sua energia natural de forma a conseguir que o seu corpo adquira uma estabilidade e resistência acima da que normalmente sente. Poderá usar a pulseira em qualquer situação, seja um desportista, uma professora, um político, não interessa, o que interessa é melhorar a sua capacidade física e mental.
Pulseira Equilibrio - Power Balance

Como funciona a Pulseira do Equilíbrio?

O corpo humano é bastante complexo e existem coisas que ainda ninguém conhece, mas do que está provado, o nosso organismo é constituído por processos electroquímico que por consequência conseguem gerar energia electromagnética.
Cada vez que o nosso corpo dá a ordem para respirar, ar entra dentro do nosso organismo, o nosso sangue circula, o
coração trabalhar, o nosso cérebro processa informação e conseguimos fazer praticamente tudo ao nosso alcance físico e psicológico, tudo isto impulsionado por impulsos eléctricos a circular pelo nosso corpo.
Várias culturas defendem que o nosso corpo têm equilíbrio quando conseguimos balancear os impulsos eléctricos positivos e os negativos de forma a ser-mos uniformes.

'A Fazenda 4': Joana Machado é a grande vencedora do reality

A grande final de "A Fazenda 4" que aconteceu  na noite desta quarta-feira e consagrou Joana Machado a grande campeã do prêmio de R$ 2 milhões começou com os momentos mais marcantes do reality, exibidos também durante os demais blocos do programa. De cada Fazendeiro da Semana a cada eliminado, a expulsão de Duda Yankovich e a entrada de Dani Bolina como substituta. Além da polêmica discussão do grupo Avestruz sobre dividir ou não com os outros peões o Super Prêmio de R$ 500 mil. Os momentos mais emocionantes, os mais quentes e os mais engraçados. Na plateia os ex-peões se reuniram para prestigiar as finalistas junto às famílias de Joana Machado, Monique Evans e Raquel Pacheco, que disputaram o prêmio.  O cantor Bruno, antes na dupla Bruno e Marrone, ficou responsável por animar a noite com música sertaneja.
Por volta dàs 22h23, Britto Jr. Anunciou as finalistas. "Eu quero dizer a vocês três que vocês foram brilhantes", disse o apresentador ao chamar Joana Machado, Monique Evans e Raquel Pacheco ao palco da grande final, para onde as três se encaminharam de mãos dadas.
As finalistas foram recebidas com grande emoção pelas famílias. Os pais de Joana recepcionaram a filha, enquanto a mãe e a filha de Monique fizeram as honras para a apresentadora. Raquel Pacheco abraçou o marido e um amigo.
Britto Jr. Perguntou às peoas porque elas mereciam ganhar o prêmio de R$ 2 milhões. "Nós três somos grandes vencedoras. A Va (Valesca Popozuda) também acho que deveria estar aqui", diz Joana, "mas dei a cara a tapa mostrei a Joana que sou de verdade com meus erros e acertos e as pessoas puderam enxergar a Joana Machado. Espero que tenham gostado do jeito que eu sou", justifica a personal trainer antes de seus melhores momentos no reality serem exibidos.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

SEMINÁRIO - ESCOLA ESTADUAL SÃO PEDRO

ESCOLA ESTADUAL SÃO PEDRO PROMOVE SEMINÁRIO

Professor Luiz Ernane
A Escola Estadual São Pedro, promoveu nesta quinta-feira, 29/09/2011, no Museu do Homem de Maués, o Seminário sobre o Projeto Aluno Leitor e Escritor. Sob a responsabilidade das professoras Socorro Libório, Roseana Barroso e do professor Felipe Dagoberto, o seminário teve a participação dos palestrantes, professor Canindé Góes que falou sobre o tema: A experiência como escritor (poético), do professor Luiz Ernane Aguiar sobre o tema: A Leitura na Formação do Cidadão, do correspondente da Rede Amazônica em Maués, Alcinei Pimentel, que falou sobre o Tema: A Experiência como Pesquisador sobre a História de Maués e também, do escritor e blogueiro Aldemir Bentes, sobre o Tema: A Escrita no Exercício da Cidadania.
Alunos vespertinos
Aldemir Bentes
Platéia atenta
Professor Canindé Góes

Alunos da Escola São Pedro




O Evento teve início às 08:00 horas, com o entoamento do Hino Nacional, composição da mesa e pronunciamento dos palestrantes. Pela manhã, o seminário encerrou às 12:00 horas, reiniciando às 14:00 horas e término às 17:00 horas. Além da apresentação dos palestrantes, o grupo musical do professor Waldo Mafra Barrô (do Museu CULTUAM) prestigiou o evento na parte musical. A platéia composta por professores e alunos da escola, foi um sucesso. Ao final, os organizadores agradeceram a participação de todos.
 
 
 
 
 
 
 
FONTE: Blog; Aldemir Bentes de Maués.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

COMO SURGIU O DIA DAS CRIANÇAS.

Como surgiu o Dia da Criança

O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.

Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de
"criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi
oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto.
A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.


Em outros países

Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na
Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e
Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez
das crianças da China e do Japão comemorarem!


Dia Universal da Criança

Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

LIXÃO DE MAUÉS.


 
Visita feita pelo Sr. Ademir Bentes de Maués, 01.10.2011, o Lixão da Vergonha e tivemos a grata satisfação de observar que foram tomadas algumas providências. O lixão que estava invadindo a estrada do Maués Miri, foi recuado e as máquinas fizeram um trabalho de regularização do terreno, espalhando o lixo para dentro da área e cobrindo com uma camada de terra. Mesmo assim, o fogo continua, mas de forma menos agressivo. O odor insuportável foi amenizado. Com uma pequena intervenção no lixão, já se notou a ausência de urubus e a paisagem da estrada, naquela área ficou mais aprazível, pois o trânsito pôde ser restabelecido sem a presença de lixo no meio da pista.

FONTE: (fotos) -  Ademir Bentes de Maués...