quinta-feira, 24 de novembro de 2011

XXXII edição da Festa do Guaraná



Maués vai ter mais de 20 atrações nos shows da 32ª Festa do Guaraná
Para comemorar a 32ª edição da Festa do Guaraná, a Prefeitura de Maués preparou uma programação especial com mais de 20 atrações diferente para os shows artísticos, culturais e musicais. A festa começa na Sexta Feira (02/12) e vai até Domingo (04/12), A terra do Guaraná (a 276 quilômetros a leste de Manaus) terá neste ano as atrações nacionais RABO DE VACA, OS DETONAUTAS E CESAR MENOTTI E FABIANO.
A Secretaria de Cultura e Turismo de Maués inovou na escolha de atrações diferenciadas, para atingir um
público maior. Ao montar dois palcos (Lenda e o Geo Space) na Praia da Ponta da Maresia, um dos principais pontos turísticos do município, é intenção manter a programação de forma initrupta. De acordo com o prefeito da cidade, Miguel Paiva, a idéia de montar dois palcos na praia é proporcionar uma festa com muita dinamicidade. “Quando trabalhávamos apenas com um palco nós perdíamos muito tempo na troca das atrações. Agora vamos ter shows simultâneos”, confirmou.

Outro grande diferencial da Festa do Guaraná deste ano é a qualidade sonora. “Nunca foi vista em Maués uma estrutura de som como essa que virá, para poder atender as exigências das duas grandes atrações e proporcionar shows de qualidade. Quem vai ganhar com isso é a população e os músicos que passarão pelos palcos”, diz o secretário municipal de Cultura e Turismo, Xico Gruber,
O secretário disse, ainda, que o evento começa no próximo dia 02, mas que a cidade já vive um clima de festa desde o final de semana passado. “Já tivemos a seletiva das candidatas a Rainha do Guaraná e no próximo dia 26/11 acontecerá o baile de Apresentação das candidatas”.
Grande movimentação

O secretário Xico Gruber informou que Maués deve receber pelo menos 60 mil pessoas, dez a mais em relação ao ano passado, quando o município recebeu 50 mil visitantes. “Já tem bastante turista na cidade. As vagas nos hotéis estão quase esgotadas, por isso, que a festa deste ano será uma das melhores de todos os tempos”, disse.
Além das belas praias, que sempre chamaram a atenção das pessoas que visitam o município, haverá intensa programação. Já aconteceu o Dia de Campo da Embrapa, acontecerá o Dia do Guaraná e assim por diante. Cada dia e a cada semana mais atividades se somam.
As bandas contratadas para este ano, se apresentarão com estilos diferentes, se temos forró com o “Rabo de Vaca” num dia no outro estaremos embalados no Rock dos “Detonautas” considerados a melhor banda nacional no Rock in Rio e finalmente para encerrar, pela vez primeira uma dupla sertaneja de sucesso se apresenta na cidade. “Cesar Menoti e Fabiano”, já possuem fã clube na cidade e muita gente, inclusive de cidades vizinhas estarão vindo para a Terra do Guaraná.
Tradição

Na programação da 32ª edição da Festa do Guaraná, os visitantes terão a oportunidade de saber como um conto tradicional da Amazônia (a Lenda do Guaraná) se transformou em uma das maiores festa do Estado. “Nós olhamos para o passado e aproveitamos o que de melhor aconteceu. É assim que mantemos essa festa”, avalia o secretário de Cultura e Turismo.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Caramuri: Sugestão amazônica para bola da Copa 2014

Matéria do Diário do Amazonas
22 Nov 2011 . 19:38 h . Bruno Elander . portal@d24am.com

Fruto de nome Caramuri, típico de Maués-AM.


Fruto se parece com o abiu, é típico de Maués e a colheita ocorre a cada quatro anos.
População de Maués também atribui o nome caramuri a alguns políticos, que assim como a fruta, só aparecem a cada quatro anos.

Divulgação Manaus - Com o apelo da preservação ambiental e pela sonoridade da pronúncia, o fruto amazônico caramuri foi sugerido como nome para a bola da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. O dono da ideia é o diretor da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), Vaubel Mafra.

A proposta foi enviada à Adidas, fornecedora das bolas do Mundial, que encaminhou a sugestão ao próprio departamento de marketing e desenvolvimento de produtos. “Não sei se eles (Adidas) me responderão outra vez, mas acharam interessante e encaminharam o nome para análise”, comemorou Mafra.

A escolha do nome como aposta de ‘batismo’ da bola para a Copa no Brasil foi baseada nas características do caramuri. “É uma fruta em extinção porque os agricultores derrubam (desnecessariamente) a árvore para colher o fruto. A safra ocorre de quatro em quatro anos, curiosamente nos mesmos anos das copas do mundo, mas entre os meses de março e maio”, explicou o autor do projeto.

A fruta é típica da região do Baixo Amazonas, entre os rios Tapajós e Madeira, nos municípios de Parintins, Barreirinha, Autazes, Nova Olinda e, principalmente, em Maués (276 quilômetros a leste de Manaus). Os primeiros relatos da existência do Caramuri são de 1863, do Cônego Francisco Bernardino de Souza, no livro ‘Lembranças e curiosidades do Vale do Amazonas’.
Valbel Mafra disse que o próximo passo para ‘batizar’ a bola com o nome amazônico é provocar discussões na sociedade sobre o design e difundir a ideia para que o nome se popularize. “Alguns Estados do Sudeste do País fazem lobby por samba, outro por carnaval. São designações que não expõem a nossa diversidade nem o apelo pela preservação ambiental”, alegou.

Liga Futsal: Treinador da ACBF lamenta título perdido

 A frustração pela perda do título da Liga Futsal era visível no elenco da ACBF após a decisão diante do Santos, ocorrida nesta terça-feira, na Arena Santos. O título escapou na decisão por pênaltis (7 a 6), após os paulistas terem vencido o tempo normal por 3 a 2, com o empate sem gols na prorrogação.

Com isso, o torcedor de Carlos Barbosa terá que esperar mais para comemorar o pentacampeonato da competição mais importante do salonismo nacional.

“Foi um jogo igual. Qualquer uma das duas equipes que no tempo normal conseguisse o resultado não seria nada anormal, pois são dois times qualificados”, avaliou o treinador do time gaúcho, Paulo Mussalem.

“Nós tivemos a possibilidade de definir na prorrogação, inclusive imprimimos um volume maior, mas não concretizamos isto em gols. Pênaltis é loteria, poderia ter sido a nosso favor. Eles foram mais felizes e conseguiram êxito na oitava finalização”, complementou o comandante técnico da Laranja Mecânica.

Mussalem, no entanto, fez questão de ressaltar a conquista do adversário, que com a vitória consagrou o primeiro título de uma equipe paulista na Liga Futsal.

“Venceu o público, venceu o futsal. Foi uma grande final. O Santos está de parabéns, assim como a ACBF poderia estar sendo parabenizada neste momento com este título.”

Na sequência da temporada os gaúchos ainda terão pela frente a disputa da 38ª Taça Brasil Correios de Futsal, que ocorrerá entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro, em Orlândia (SP). O time laranja está no Grupo B, e terá como adversários São Caetano/Corinthians/Unip (SP), Moita Bonita (SE), Krona/Joinville/DalPonte (SC) e Tigre/Garanhuns (PE).

Além da Taça Brasil, a ACBF ainda tenta o título do Campeonato Gaúcho de Futsal. O clube venceu os dois turnos da fase de classificação e agora está brigando por uma vaga na final do estadual. O clube empatou o jogo de ida da semifinal diante do Bento Gonçalves, por 3 a 3, e fará o duelo da volta no sábado (26/11).

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Parapan 2011 – Brasil conquista pela primeira vez uma competição multidesportiva fora do país



Cumprimos a nossa missão em Guadalajara.” Assim o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, definiu a participação brasileira na quarta edição dos Jogos Parapan-Americanos. “Essa é a primeira vez que o Brasil vence uma competição multidesportiva fora do país. Isso é uma satisfação imensa. Das 13 modalidades, medalhamos em 12 e ganhamos ouros em nove delas”, destacou.
Com 81 medalhas de ouro, 61 de prata e 55 de bronze, o país repetiu o primeiro lugar no quadro geral de medalhas conquistado no Rio de Janeiro, há quatro anos.
Segundo o presidente do CPB, o país trouxe uma delegação menor para o México e estrategicamente algumas provas não foram abertas. “Mesmo assim, nossos resultados foram melhores do que a última edição do Parapan. O Movimento Paraolímpico Brasileiro está ainda mais forte do que em 2007″, avaliou Parsons, ressaltando os recordes batidos por brasileiros em Guadalajara.
“No masculino foram nove quebras de recordes americanos, 37 parapan-americanos e dois mundiais. No feminino foram três recordes americanos e 17 parapan-americanos. Um total de 68 recordes, contra 51 conquistados por brasileiros no Rio em 2007.”
Além das medalhas, o Brasil ampliou o número de vagas nas próximas Paraolimpíadas. “Chegamos a 104 vagas garantidas pelo IPC (International Paralympic Committee) para Londres 2012. Após o Rio 2007, tínhamos 80. Hoje, temos 17 modalidades asseguradas”, afirmou o presidente do CPB.
Segundo Parsons, “todos os jovens conquistaram a vaga por índice técnico e garantiram a medalha, o que prova que o trabalho vem sendo bem feito. Nós já temos mais qualificados que em Atenas (foram 98), isso sem contar a natação. Temos dez em atletismo e esperamos levar 20 atletas da natação. Rugby em cadeira de rodas, modalidade nova, que tem três anos, não irá a Londres, mas ainda brigamos para levar a esgrima e o tiro com arco.”
Andrew Parsons aproveitou o balanço da participação no México para traçar os novos desafios. “Em Pequim tivemos a quarta maior (delegação) dos jogos, com 188 atletas. Talvez em Londres ela seja menor, mas mais qualificada”, projetou.
Em Guadalajara, quatro modalidades carimbaram a passagem rumo ao maior evento do paradesporto mundial: basquete em cadeira de rodas (feminino), goalball (masculino e feminino), tênis de mesa (10 vagas individuais) e vôlei sentado. O futebol de 5 já chegou ao México classificado.
“Depois que fizemos o planejamento estratégico das 20 modalidades de Londres, e agora com canoagem e triatlon para 2016 (no Rio), pensamos em quatro objetivos: o primeiro lugar no Parapan aqui de Guadalajara (conquistado), o sétimo em Londres; o primeiro em Toronto (Parapan, em 2015) e o quinto no Rio, em 2016. Trabalhamos focados em resultados e renovação”, detalhou o presidente.
Edilson Tubiba, diretor técnico do CPB e chefe de missão da delegação brasileira no México, informou que a aclimatação visando aos jogos de 2012 será feita em Manchester por atletas de 17 modalidades. “Menos o hipismo (que será na França) e a vela. Será a primeira vez que uma delegação inteira vai estar junta. Pensamos em tudo para Londres 2012. Desde a alimentação, já que teremos cozinha própria, à assinatura de TV brasileira. Os atletas ficarão bem à vontade em Londres”, previu Tubiba.
Segundo Andrew Parsons, a operação em Guadalajara custou em torno de três a quatro milhões de reais. “Para Londres, pela lei Agnelo-Piva, o fundo deve ser em torno de seis a oito milhões de reais”, antecipou.
Abaixo, a avaliação do presidente do CPB, Andrew Parsons, sobre o desempenho das modalidades que competiram em Guadalajara.

Adriano decide, Corinthians vence Galo e volta à liderança


A vitória de virada por 2 a 1 do Corinthians sobre o Atlético-MG, neste domingo (20), no Pacaembu deu muito mais do que esperança à Fiel Torcida no Campeonato Brasileiro.

Deu o sentimento de predestinação. Predestinação de Adriano, um Imperador ainda ausente, mas que entrou e, decisivo, fez o gol da virada aos 43 minutos. E predestinação da torcida, que se orgulha de ter suas conquistas no sofrimento.

Após um primeiro tempo morno, o Galo abriu o placar aos 10 do segundo. Liedson empatou aos 33 e Adriano fez o seu aos 43.

A primeira grande façanha do Imperador fez a diferença: com o resultado, o Corinthians foi aos 67 pontos e voltou à liderança isolada, ao ficar dois à frente do vice-líder Vasco. O Atlético-MG se manteve na 14ª colocação.

A dois jogos do final da competição, o Corinthians pode até empatar uma das duas partidas que ainda ficará com o título. Resta acompanhar de perto o término da competição que vem tirando o fôlego dos corintianos.

A proposta do Atlético-MG foi clara no primeiro tempo: um 4-5-1 a um só tempo cauteloso (por esperar os avanços do Corinthians) e perigoso (pela velocidade das saídas no contra-ataque) evidenciou o propósito do empate da equipe de Cuca, que adentrou a rodada quatro pontos acima da zona de rebaixamento, de buscar o empate contra o líder no Pacaembu. O Timão é que não transpareceu seu propósito no jogo.

Para um time que busca seu quinto título brasileiro, o Corinthians pouco fez para ganhar. A equipe perdeu-se na primeira linha de marcação adversária, na linha intermediária, e apenas em espasmos chegava ao ataque. A chance mais clara foi em chute de Willian, que passou rente à trave esquerda de Renan Ribeiro, mas foi só.

A obrigação de vencer em casa, na cartilha dos pontos corridos, se tornou dura de cumprir. O Galo levava perigo em suas descidas ao ataque, principalmente pelo lado direito, nas costas de Alessandro. Se o Atlético acertasse um pouco mais seus últimos passes poderia ter saído ganhando.

Contudo, a decisão ficou para a segunda etapa. O jogo seguia na mesma toada, com o Corinthians um pouco mais incisivo do que no primeiro tempo de jogo. Contudo, em uma falta, o Galo fez linda jogada ensaiada, em que Bernard lançou Richarlyson, que cruzou para Leonardo Silva completar de cabeça. A Fiel pareceu não ter sentido o gol, pois explodiu em cânticos de apoio à equipe paulista.

O golpe, porém, foi duro para o Corinthians, que demorou a se encontrar e buscava o jogo comum time do Galo ainda bem postado na marcação, mas que, aos poucos, afrouxava o laço e permitia o crescimento do Corinthians. Na reta final do jogo, Alessandro cruzou para Liedson que completou, sozinho de cabeça, para o gol.

Mas o fim era dele. Adriano, ainda fora de forma, havia entrado e pouco participava do jogo. Até que Emerson fez ótima jogada e lançou o Imperador na área. O atacante chutou cruzado e virou o placar, do jeito que o corintiano mais gosta. Vitória na raça e que dá moral para os dois últimos jogos do Brasileirão.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Sidney solicita fim do "lixão" em Maués

Matéria do Blog da Floresta
16 Novembro 2011
Posted in Política

Lixo hospitalar - Arquivo

Lixo hospitalar no lixão - arquivo


O deputado estadual Sidney Leite (DEM), solicitou nesta quarta-feira (16), que o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), tome providências quanto aos danos ambientais causados pelo “lixão,” a céu aberto, do município de Maués (a 257 quilômetros de Manaus). Com base em denúncias registradas em vídeo, por moradores de comunidades rurais, e pela vereadora Martinéia dos Santos (PR), o parlamentar afirmou, da tribuna da Assembleia Legislativa (ALE-AM), que o lixão recebe, diariamente, tantos resíduos sólidos, como lixo hospitalar, contaminando (seringas, luvas e outros materiais) o meio ambiente.

Sem luz, telefone e com aluguel atrasado, Funai de Maués deixa de atender indígenas

Segundo lideranças indígenas, mais de cinco mil pessoas estão sem atendimento desde que a CTL deixou de receber recursos

Manaus, 16 de Novembro de 2011
ELAÍZE FARIAS Vídeo
Galería
Áudio
Infográficos


Reunião de lideranças indígenas sateré-mawé ocorrida neste ano, em comunidade localizada em Maués (Divulgação)

Com o fornecimento de energia elétrica e telefone cortado por falta de pagamento, além de estar inadimplente com o aluguel do escritório localizado dentro de um hotel, a Coordenação Técnica Local do município de Maués (a 276 quilômetros de Manaus) da Fundação Nacional do Índio (Funai) está praticamente sem funcionar há dois meses.


A situação precária fez com que a CTL de Maués suspendesse o atendimento de cinco mil indígenas de 46 comunidades da etnia sateré-mawé, na região do baixo rio Amazonas. Somada à população da região de Andirá, no município de Barreirinha, a quantidade de saterés no Baixo Amazonas chega a 11 mil.


Segundo o conselheiro gestor da Funai em Maués, o indígena sateré Samuel Lopes, da comunidade Novo Belo Horizonte, o problema já foi comunicado à coordenação da Funai, em Manaus, mas ainda nada ficou resolvido.


A reportagem do portal acritica.com apurou junto a funcionários da Funai que a situação registrada na CLT de Maués vem se repetindo em outras coordenações do Estado do Amazonas.


“Na semana passada estive aí em Manaus, falei com o coordenador substituto, o João Alberto, e ele disse que tudo já estava sendo resolvido. Mas hoje (dia 16) tudo continua na mesma. Muitos indígenas estão prejudicados. Não conseguimos tirar nenhum documento, nem o Rani, nem conseguir atendimento dos nossos benefícios”, disse Lopes, por telefone, de Maués.

Rani é a sigla de Registros Administrativos de Nascimento Indígena, documento oficial dos indígenas.


Outros problemas que ele aponta são a falta de materiais de expediente para o trabalho diário e de combustível para o deslocamento dos funcionários. A própria estrutura, mesmo quando está funcionando, é precária. Há apenas três salas, um notebook velho e uma impressora.


Ele avalia que a coordenadoria precisaria de, no mínimo, mais cinco funcionários e mais cinco computadores para funcionar na agilidade que eles precisam. Com mais computadores e pessoas, Samuel disse que seria possível fazer “mutirões” para expedição de Rani e para a concessão de benefícios como o salário-maternidade e a aposentadoria.


Já o conselheiro distrital de saúde indígena Sidney Michiles lembrou ainda que o prédio da Funai em Maués, localizado em hotel da cidade, também está com o aluguel atrasado. Por conta disso, a CLT corre o risco de ser despejada. “Nenhum funcionário está trabalhando realmente. Tudo está parado”, disse.


A situação vem sendo acompanhada pelo deputado estadual Sidney Leite (DEM), membro da Comissão de Assuntos Indígenas da Assembleia Legislativa (ALEAM) e presidente da comissão de educação e cultura.


Segundo a assessoria de imprensa de Sidney Leite, o deputado já está solicitando providências da coordenação da Funai em Manaus e anunciou que vai comunicar a situação para a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.


O portal acrítica.com tentou falar com o coordenador da CTL, Mair Ferreira da Silva, mas seu celular deu desligado. Já o coordenador substituto da Funai, em Manaus, João Alberto Serraraze, foi procurado mas a reportagem foi informada de que ele estava em reunião. Serraraze também não retornou às ligações até o fechamento desta matéria.
 
Fontes: Blog do Aldemir Bentes de Maués

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

VEJA QUANTO A PREFEITURA DE MAUÉS RECEBEU NOS ULTIMOS DOIS ANOS.

PREFEITURA DE MAUÉS RECEBEU APROXIMADAMENTE R$ 110 MILHÕES EM DOIS ANOS

Nos anos de 2009 e 2010, a Prefeitura Municipal de Maués recebeu aproximadamente R$ 110 milhões de reais do Estado e da União, que representam a soma dos recursos repassados para áreas de educação, saúde, assistência social e dos repasses oriundos dos convênios federais e das transferências constitucionais (ver tabela abaixo).
Só para área de educação, o município recebeu R$ 45,2 milhões para aplicar na Educação básica, na merenda escolar, no transporte escolar e em outras atividades. Já no setor da saúde, o total repassado para Prefeitura foi R$ 8,4 milhões, que deveriam ser investidos nos programas saúde da família (SF), saúde bucal (SB), nos agentes comunitários de saúde (ACS) e outras ações fundamentais.
Para assistência social, o executivo municipal recebeu no biênio R$ 1,4 milhões para realizar um conjunto de esforços importantes, como o enfrentamento da violência sexual contra as crianças e adolescentes, erradicação do trabalho infantil, Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM) e outros.

O maior montante recebido foi o das transferências constitucionais, que chegou a R$ 53,4 milhões. Os principais componentes desse recurso são os repasses do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Nos dois últimos anos, o volume recebido por meio dos convênios federais firmados com os Ministérios ficou em R$ 1 milhão.


REPASSES R$ 2009 R$ 2010
Transferências constitucionais R$ 24.713.513,27 R$ R$ 28.763.342,59
ICMS R$ 12.215.321,96 R$ R$ 15.461.447,78
FPM R$ 10.545.712,58 R$ R$ 11.315.338,23
Assistência Social R$ 720.741,96 R$ R$ 692.170,92
Proteção Social Básica R$ 282.954,96 R$ R$ 293.296,32
PROJOVEM R$ 195.975,00 R$ R$ 163.312,50
Educação R$ 20.201.067,59 R$ 25.048.228,24
FUNDEB R$ 18.085.811,91 R$ 22.386.599,24
Salário Educação R$ 971.751,33 R$ 1.043.414,87
PNAE R$ 718.999,60 R$ 923.460,00
PNAT R$ 424.504,75 R$ 694.754,13
Saúde R$ 3.683.342,02 R$ 4.724.564,56
Saúde da Família R$ 1.168.200,00 R$ 1.334.400,00
Ag comuni de Saúde - ACS R$ 950.481,00 R$ 1.137.024,00
Totais Anuais R$ 50.003.992,84 R$ 59.559.956,21



TOTAL DO BIENIO R$ 109.563.949,05


EM BREVE ACOMPANHE OS RUCURSOS DE 2011